No dia 6 de setembro de 2015, o Santo Antônio celebrou seu 100º aniversário e o 25º da Comunidade Brasileira em Santo Antônio. Os Padres Scalabrinianos, também conhecidos como Missionários de São Carlos Borromeo, já estavam estabelecidos na Igreja do Sagrado Coração, no extremo norte de Boston (1890), quando começaram a cuidar dos imigrantes italianos em Somerville. Reverendo Nazareno Properzi chegou a Somerville em 1914, dois meses depois de sua ordenação na Itália.

Depois de conhecer as pessoas, ele alugou uma loja em 6 de junho de 1915, ele disse sua primeira missa. A resposta das pessoas foi esmagadora, e a capela da loja transbordou com os fiéis. Dois meses depois, a comunidade italiana mudou-se para um prédio maior na School Street, com espaço para um escritório e uma residência. Até este ponto Properzi caminhava do Sagrado Coração no North End para Somerville todo fim de semana para a missa.

Em junho de 1916, pe. Properzi comprou um lote vazio na Rua Vine, (hoje chamado de Reverendo Nazareno Properzi Way). Em fevereiro de 1917, a igreja do porão e uma residência paroquial nas traseiras da igreja foram concluídas deste lado. No dia 11 de fevereiro de 1917, pe. Properzi e a comunidade italiana celebraram sua primeira missa na igreja inferior. Choveu tanto que o pe. Properzi lembrou que metade da igreja foi inundada. “O coro podia nadar”.

Em 1921, o lote ao lado da igreja foi comprado dobrando o tamanho da igreja. Esta aquisição disponibilizou uma casa grande para o uso da paróquia. Depois de remodelado, forneceu uma grande sala de reuniões e o escritório, enquanto o andar superior se tornou a residência do pastor.

 

Em 4 de outubro de 1925, apenas dez anos depois do pe. Properzi chegou a Somerville, William Cardinal O’Connell veio para dedicar a nova Igreja de Santo Antônio construída em estilo românico simples, contendo altares de mármore de Carrara da Itália. Em 1927, uma nova propriedade foi adquirida ao lado do prédio da igreja quando, em 13 de junho de 1931, uma estátua de bronze de Santo Antônio foi dedicada. Outro grande investimento foi feito em 1937, quando a terra para construir uma escola primária foi comprada. No entanto, a construção da Escola Santo Antônio começou apenas em 1957, e foi aberta para a primeira e segunda séries em 1958. As Irmãs de Notre Dame, a Namur, que trabalhava na Escola São

 

José na Union Square, cuidavam da escola e vieram para a escola. no espaçoso convento, acrescentado acima da escola em 1960.

“Em 21 de dezembro de 1960, pe. Properzi não acordou. Ele foi encontrado em seu quarto, com a caneta ainda na mão, interrompido em sua composição de uma canção natalina de violino que ele pretendia tocar naquela tarde na assembleia natalina da escola ”.

Pe. John Bocciarelli, que foi designado para a paróquia em 1953, e foi nomeado pastor em 5 de janeiro de 1961. João estava bem familiarizado com o programa pastoral inacabado do falecido pastor. Pe. Francis Fiorentin, que também comprou um prédio antigo e o renovou como centro e para jogos de bingo para ajudar a custear as despesas da paróquia.

Durante os anos 60, seis missas eram celebradas todos os domingos para acomodar as grandes multidões; no entanto, no final dos anos 70, os primeiros sinais de redução de comparecimento e redução de renda se manifestaram.

Em 1989, pe. Francisco terminou seus onze anos como pastor e foi substituído pelo padre. Vincent Monaco. A população italiana original servida em Santo Antônio estava diminuindo rapidamente, à medida que as pessoas se mudavam para outras cidades em busca de empregos. Durante esse período de movimento, uma população católica brasileira começou a crescer rapidamente na área de Somerville. Na festa de Nossa Senhora Aparecida, em 14 de outubro de 1990, a primeira missa em português foi celebrada em Santo Antônio por pe. Robert Bouffier. SM. Desde então, a comunidade brasileira tornou-se maior e mais forte, trazendo novas esperanças e visão para a paróquia de Santo Antônio.

A visão e as iniciativas de Pe.  Properzi ainda estão vivas na Paróquia Santo Antônio. Paróquia fundada pelos italianos, sustentada pela comunidade brasileira, acolhendo novos imigrantes e vivendo com esperança e fé para atender às necessidades das pessoas de hoje. No dia 29 de setembro, será inaugurado um novo Centro Assistente e Cultural de Scalabrini, em Santo Antônio. Sua finalidade é servir os imigrantes e promover culturas americanas e brasileiras na comunidade

 

Hoje, americanos e brasileiros celebram com alegria outro marco de Santo Antônio, nossa celebração do centenário – 100 anos – e o Jubileu de Prata da Comunidade Brasileira. Parabéns a todos!